a
d

WE ARE BRUNN

bbbb

Let’s Work Together

Image Alt

Mapeamento e Topografia

A importância do acompanhamento topográfico na execução de obras

A importância do acompanhamento topográfico na execução de obras

Assim como em grande parte dos aspectos do cotidiano, a tecnologia é aliada também na execução de obras, sejam elas grandes ou pequenas. Um dos exemplos mais claros é o acompanhamento topográfico, que usa de recursos modernos para fornecer dados precisos sobre medições, além de dar as informações sobre determinada área da maneira mais acurada possível.

Topografia e levantamento topográfico

Antes de qualquer coisa é importante conhecer o conceito de topografia dentro da construção civil. A topografia estuda a superfície terrestre, bem como suas características, formas e aspectos. É ela quem fornece informações de extrema relevância para os responsáveis pela obra, uma vez que sua aplicação é que determina, por exemplo, os melhores locais de implementação de determinadas partes do projeto e capta detalhes sobre variações no terreno, como elevações, angulações e deformações geográficas.

Quem fornece as informações e realiza o trabalho de levantamento topográfico é o profissional conhecido como topógrafo. É ele quem faz os cálculos e fornece as informações sobre dimensão e condições de um terreno. Também é este profissional o responsável, por exemplo, pela elaboração da planta de uma área antes da execução de uma obra.

Um dos primeiros passos a serem dados em um projeto trata justamente da topografia. Antes de se iniciar qualquer tipo de trabalho estrutural é importante conhecer todas as características do terreno onde a obra será executada. Os aspectos deste local são identificados através de um levantamento topográfico, que consiste em uma série de medidas e análises geográficas de determinada área que vão dar um panorama da situação do terreno. Através deste levantamento é possível verificar essas representações em pontos variados da área a ser trabalhada.

 

Acompanhamento topográfico e suas aplicações

Assim como na fase inicial do projeto, a topografia se faz presente também durante a execução da obra. O acompanhamento topográfico feito durante o projeto é quem avalia a dimensão do terreno e as condições do local que onde será feita a intervenção.

Durante a fase de construção, é o acompanhamento topográfico quem vai monitorar a estrutura e tudo que envolve o local onde são realizados os trabalhos, de modo a verificar possíveis deslocamentos e variações. Se identificadas, os profissionais responsáveis pelo empreendimento podem fazer as correções a tempo de evitar possíveis transtornos no futuro.

O acompanhamento topográfico é indicado para diversas finalidades dentro da construção civil. Obras residenciais, comerciais, industriais ou de qualquer outro tipo, todas, em algum momento, vão demandar o trabalho de um topógrafo, seja antes da execução do projeto – nos trabalhos de reconhecimento do terreno – seja durante a obra, ou depois de concluídos os trabalhos.

Acompanhamento topográfico em obras de grande porte

Shoppings, viadutos, estradas ou outras obras consideradas grandes exigem acompanhamento de qualidade e supervisão que garanta que todos os aspectos e recomendações necessárias sejam respeitados, para que não surjam os indesejados imprevistos em qualquer fase do projeto. Nesses casos a topografia se mostra de suma importância, já que ela tem participação em importantes aspectos da obra, como na implantação de eixos em diferentes pavimentos, postes, redes de drenagem, etc.

Sendo assim, contratar uma empresa que garanta um serviço de qualidade em topografia se mostra fundamental para que o acompanhamento do passo a passo da obra e destes importantes aspectos seja feito com qualidade, responsabilidade e precisão. Deve-se lembrar, também, que evitar estes transtornos não significa apenas um bom uso do tempo – no que diz respeito ao cumprimento de prazos estabelecidos para execução e conclusão do trabalho – mas também leva à economia, uma vez que, identificados problemas de estrutura relacionados à topografia e um acompanhamento topográfico mal planejado, as correções terão custos extras à obra.

Como são feitos os levantamentos topográficos?

Os avanços tecnológicos permitem que o levantamento topográfico do terreno seja feito de maneira cada vez mais precisa. Uma das formas mais usadas e eficazes de se fazer o levantamento e o acompanhamento topográfico é com o uso do GPS. O Sistema de Posicionamento Global é quem sonda e demarca o solo de maneira precisa e moderna.

O tipo de obra e os motivos que levam ao reconhecimento do terreno através da topografia variam. Sendo assim, os tipos de levantamento topográfico também são diferentes. Para cada demanda da obra existe um tipo de levantamento e acompanhamento topográfico. Três tipos de análises são usadas atualmente para fazer esta medição, e cada uma tem suas características para fazer o estudo da área.

Planimétrico: se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área. Esse tipo de levantamento é usado principalmente para determinar os limites de um terreno. Adotando-se uma escala adequada, todos os pontos de interesse do terreno são projetados ortogonalmente sobre um plano de referência horizontal.

Altimétrico: por outro lado, a altimetria consiste no cálculo das alturas de um terreno, registrando o grau de declividade da área analisada. A principal função do levantamento topográfico altimétrico é representar o relevo de uma área, informação fundamental para o entendimento das características de um terreno. A referência de nível obtida através desse método pode ser natural – como no caso do nível do mar – ou arbitrada pelo técnico.

Planialtimétrico: como o próprio nome supõe, o levantamento topográfico planialtimétrico consiste, basicamente, na união entre o levantamento planimétrico e altimétrico. Esse método garante um mapeamento mais completo da área analisada, uma vez que une a medição das projeções horizontais e as diferenças de alturas do relevo. Com o levantamento topográfico Planialtimétrico realizado pelo topógrafo, os responsáveis pela obra podem começar a estudar com precisão a declividade dos trechos da propriedade antes de iniciar efetivamente o projeto. 

Open chat