a
d

WE ARE BRUNN

bbbb

Let’s Work Together

Image Alt
Serviços

BIM

MODELAGEM TRIDIMENSIONAL E BMI

O que é BIM e quais suas principais vantagens?

BIM – Building Information Modeling – é uma ferramenta muito utilizada no mercado da construção como apoio em projetos de arquitetura e engenharia por meio de programas de computador. O uso dessa tecnologia permite maior controle das etapas que envolvem um projeto de construção civil.

A tecnologia BIM permite integrar dados do projeto de forma muito intuitiva. O BIM se baseia em um modelo inteligente e é habilitado por uma plataforma na nuvem. A integração dos dados de diferentes áreas envolvidas produz uma representação digital em 3D do ciclo de vida do projeto, do planejamento até a construção e operações.

Ao usar essa tecnologia, as equipes de projeto e construção têm informações sobre orçamento e cronograma de um projeto. O investimento na tecnologia BIM faz muito pelo projeto logo no início das atividades, melhorando a precisão da documentação, a comunicação entre as diferentes equipes envolvidas, permitindo que decisões sejam tomadas de forma mais rápida, buscando soluções cada vez mais assertivas.

OTIMIZAÇÃO DE RESULTADOS

Alavanque seus Projetos usando Nuvens de Pontos geradas por Drones e Softwares BIM

Feita a representação digital do projeto, em um modelo 3D, é possível fazer a exportação dos pontos que estão armazenados na nuvem, em diferentes sistemas de coordenadas locais conforme as diferentes densidades. Ou seja, os pontos que compõem esse desenho virtual são agrupados em nuvens de pontos de acordo com o quão próximos eles estão entre si.
Dessa forma, é possível obter dados de alta precisão em um tempo consideravelmente reduzido, sendo esse um dos principais diferenciais dessa tecnologia, quando comparamos com os métodos mais convencionais.
Em experimentos reais de mapeamento com drones que utilizam a tecnologia BIM, a AERO Engenharia já conseguiu mensurar redução de até 75% (ou mais) em termos de custo e tempo

VANTAGENS BIM

Principais Vantagens do BIM em relação ao CAD

Ao longo dos anos, o CAD tem sido muito utilizado por profissionais da construção civil. No entanto, o processo de BIM vai além da geometria e da modelagem 3D. Através da tecnologia BIM são levantadas relações, metadados e outros componentes da rotina da construção e execução de projetos. Essa tecnologia reúne informações relevantes, entregando resultados aprimorados para os empreendimentos.

PLANEJAMENTO NA ENGENHARIA

BIM e sua Contribuição para o Planejamento

Durante o planejamento, a tecnologia BIM, identifica a sequência de programação e os possíveis problemas que cada etapa apresenta. Através do BIM é possível observar a sequência do trabalho, os equipamentos e o progresso em relação à logística e cronogramas definidos. Com a representação digital em 3D é possível realizar contagens e medições não tradicionais de forma mais ágil.

LEGISLAÇÃO

Drones Inseridos ao BIM

Os drones podem ser combinados com tecnologia BIM e, dessa forma, somar as imagens e informações captadas através do mapeamento aéreo `{`HYPERLINK página MAPEAMENTO AÉREO`}` Aos dados analisados por essa metodologia. Uma vez aplicada, a união dessas tecnologias resulta em uma obra totalmente conectada, com gestão eficiente, profissionais integrados e com uma excelente cultura de comunicação. A combinação da metodologia BIM e os drones tem todos esses pontos positivos, viabilizando soluções ágeis e eficientes para cada fase do projeto.

TECNOLOGIA E ENGENHARIA

A Obrigatoriedade do BIM

Reunindo economia e praticidade, o alinhamento do BIM com um trabalho cuidadoso e rico em detalhes realizado pelos drones é possível ter uma melhor compreensão do planejamento do local e acompanhamento da execução do projeto. Somado a isso, ainda podemos listar o alto e detalhado registro documental, cronogramas intuitivos e de fácil execução, como os motivos que levaram a metodologia BIM se tornar obrigatória nas obras públicas realizadas no Brasil em 2021.

-

Conte com uma das maiores empresas do segmento em nível nacional.

A Aero Engenharia possui ampla experiência na geração de modelos digitais de terreno e bases cartográficas georreferenciadas. Especialista em geração de ORTOFOTO, MDS (Modelo Digital de Superfície) ou MDT (Modelo Digital de Terreno), a produção diária com a Aero promove uma produção excepcional, dinamizando atividades. O uso do VANT é capaz de dar suporte em todos os processos da engenharia, com muita precisão, agilidade e segurança. A Aero Engenharia acompanha todo o gerenciamento do seu projeto. Desde o mapeamento da área, passando pelo acompanhamento temporal de rotina, gerenciamento de projeto; até a conclusão, com emissão de relatórios detalhados e visualização do projeto de forma global.

AEROCLOUD

Medições técnicas de forma remota

Conheça a AEROCloud, ferramenta exclusiva da Aero Engenharia.

Agora você pode fazer tudo de forma remota:

  • Sobreposição do Projeto e suas atualizações, para gestão de cronograma e acompanhamento técnico.
  • Análises Lineares de Distâncias e Perímetros, com a possibilidade de comparação entre o projetado para a obra e cenário real.

Cálculo Volumétrico com validade técnica, possível pelos dados obtidos pela tecnologia BIM [HYPERLINK para aba sobre Tecnologia BIM] e que são coletados a partir das técnicas de aerofotogrametria.

Open chat