a
d

WE ARE BRUNN

bbbb

Let’s Work Together

Image Alt

Mapeamento e Topografia

Como preparar sua equipe para implementar novas tecnologias no canteiro de obras?

Como preparar sua equipe para implementar novas tecnologias no canteiro de obras?

A tecnologia apresenta uma novidade diferente a cada dia. Sendo assim, atividades que tradicionalmente eram executadas de forma manual podem, de repente, ter uma solução digital que facilita os processos, poupando tempo e apresentando bons resultados. E, assim como em todas as áreas de nossa vida, novidades precisam de um tempo de adaptação e aceitação, até que o processo possa ser feito de maneira natural.

No setor de construção civil não é diferente. A área ainda está se adaptando às novas tendências que, recorrentemente, surgem no mercado. Muitas empresas ainda realizam determinados processos manualmente, sem o auxílio da tecnologia, seja por opção dos encarregados, que preferem o tato da “mão humana” no trabalho, seja pelo desconhecimento, por não saber que existe uma ferramenta digital que está aí para auxiliar no andamento das atividades.

Empresas sustentáveis e modernas são uma tendência mundial, mas ainda existe muito trabalho a ser feito neste sentido. É preciso se manter conectado ao que de novo a tecnologia tem para apresentar e sempre incentivar o uso dessas ferramentas nas construções. Mas como fazer isto de maneira efetiva?

Preparando a equipe para mudanças na rotina

Uma novidade que impacta diretamente na nossa rotina geralmente chega junto com certa resistência. Dentro do ambiente de trabalho não é diferente. Substituir atividades que nos acostumamos a fazer, em alguns casos por longos períodos de tempo, e acrescentar uma ferramenta tecnológica para auxiliar na execução desta tarefa é um passo grande. Por isso, as empresas devem separar um tempo para preparar os profissionais para a novidade que está para chegar.

A comunicação é essencial nestas horas. Saber conversar e preparar os trabalhadores para as mudanças na rotina que estão por vir. E essa conversa, para ser bem executada, precisa chegar a todas as camadas no setor das construtoras: desde o engenheiro responsável até os trabalhadores do canteiro de obras. Uma comunicação que deixe os detalhes bem alinhados e as arestas aparadas evita que as informações cheguem distorcidas até o receptor final.

Outra estratégia essencial na introdução de alternativas tecnológicas no local de trabalho é o treinamento bem-executado dos trabalhadores. Muitas vezes uma empresa investe muito dinheiro em uma inovação que promete mudar a forma de trabalhar de todos, mas dá pouca importância à preparação dos funcionários que irão utilizar a ferramenta. Um bom treinamento não pode ser dispensado para que tudo ocorra conforme o planejado.

Em meio a esse treinamento, muitos terão dúvidas pelo caminho. É importante ter calma e respeitar o tempo que cada um, independentemente do nível de instrução ou posição dentro da empresa, leva para absorver as novas informações. Um treinamento bem feito, com diálogo, paciência e empatia, pode resultar em trabalhadores bem preparados e satisfeitos com as novidades apresentadas pela empresa.

Este treinamento, inclusive, pode ajudar na hora do funcionário aceitar a nova tecnologia em seu local de trabalho. A resistência indicada no início deste tópico pode ser consideravelmente relativizada se a pessoa que for afetada pelo novo recurso tecnológico aprender sobre o mesmo, fazendo, assim, com que ela se sinta mais segura em utilizar a ferramenta e implementá-la em sua rotina de trabalho. 

Benefícios de novas tecnologias para a empresa

Manter-se atual em um cenário corporativo cada vez mais competitivo é primordial para chegar e manter-se no topo. Importante, no entanto, ressaltar que atualizar-se não significa apenas investir dinheiro em ferramentas modernas que prometem melhorar o desempenho dos trabalhadores. É preciso saber onde o investimento está indo, e se ele está sendo empregado em algo que, de fato, vai melhorar o dia a dia de todos os envolvidos no trabalho.

Por isso, avaliar qual ferramenta melhor atende o trabalho executado é importante. A escolha deve ser feita de forma planejada e organizada, de modo a encontrar a melhor alternativa. No caso de softwares, por exemplo, existem muitos que atendem a toda sorte de atividades. No setor de construção civil, é importante avaliar aquele que trará os melhores resultados para a equipe no geral, trazendo economia de tempo, dinheiro e um trabalho bem realizado.

Para chegar neste resultado, é importante avaliar quais são as reais necessidades da empresa, ou da obra que será executada, para se investir na melhor ferramenta. Se a prioridade é fazer boas medições, existe um programa que realiza esta função de maneira mais exclusiva. Se a ideia é ter um bom planejamento orçamentário, a solução pode ser encontrada em uma ferramenta diferente. Pesquisar, conversar e se informar antes de chegar a uma conclusão pode até levar mais tempo, mas o resultado, certamente, será melhor. 

Comunicar-se bem, treinar e preparar bem os trabalhadores e escolher uma ferramenta que atenda às suas reais necessidades. Estas dicas são primordiais para que todos os envolvidos no trabalho tenham maior facilidade em encontrar, aceitar e abraçar o que de melhor a tecnologia tem para oferecer. Tudo isso resulta em melhores resultados para a empresa, aumentando a produtividade, a qualidade do serviço prestado e, por consequência, os lucros.