a
d

WE ARE BRUNN

bbbb

Let’s Work Together

Image Alt

Mapeamento e Topografia

Saiba como os drones são Usados para Inspeções em Redes de Transmissão

Drones são Usados para Inspeções em Redes de Transmissão

Os drones têm ganhado cada vez mais popularidade e têm sido muito utilizados para a realização de inspeções em Redes de Transmissão. Atualmente no Brasil conta com mais de 100 km de linhas de transmissão de energia elétrica em todo o território nacional e, com a crescente concorrência e a alta demanda da população por conexões de qualidade, a manutenção e conservação dessas estruturas é algo de extrema prioridade para as companhias. A utilização dos Veículos Aéreos não tripulados (VANT) para a realização dessa inspeção traz vantagens interessantes: confira.

 

Como são Realizadas as Inspeções em Redes de Transmissão.

As redes de transmissão podem ser inspecionadas de forma aérea e terrestre. Tradicionalmente, a Inspeção Aérea e a Inspeção Terrestre têm sido a escolha de muitas empresas, mas aos poucos a Inspeção com Drones tem ganhado mais adeptos. Cada uma delas apresenta suas vantagens e  ressalvas.

A Inspeção Aérea é feita por aeronaves tripuladas realizando voos de baixa altitude. As equipes responsáveis pela inspeção observam as linhas de transmissão por binóculos ou câmeras auxiliares. Muito popular, esse processo tem um alto custo.

Já na Inspeção Terrestre, o acompanhamento das linhas de transmissão é realizado por caminhões devidamente equipados com estruturas que permitam que os avaliadores cheguem bem próximo às torres e redes de transmissão, em muitos casos é comum que os avaliadores cheguem a escalar as torres para ter uma conferência com mais acuidade. Sua principal desvantagem está no risco que ela representa.

 

Os VANTs como nova alternativa

Por ser uma tecnologia que permite muitas possibilidades, é preciso ter definido qual a intenção do uso dos VANT nas inspeções em Redes de Transmissão . O serviço pode ser inspeção ou vigilância, O objetivo final pode ser a captação de imagens e/ou também a entrega de medições. Tendo todas essas questões claras, é definido a autonomia do voo e qualidade da câmera.

O funcionamento se dá por voos que fazem captação de imagens focadas na saúde e conservação dos equipamentos. As câmeras buscam por imagens que possam indicar corrosão de pinos, espaçadores e amortecedores de vibração, além de avaliar as emendas e esferas de sinalização. Muitos equipamentos são equipados com câmeras com sensor térmico, permitindo assim avaliar possíveis pontos de superaquecimento e que podem ser danosos

E não é apenas a infraestrutura de rede que é analisada durante o voo do equipamento, mas também as condições de relevo e vegetação são apresentadas como dados que podem interferir na conservação das linhas de transmissão.

As vantagens de realizar a manutenção com drones.

Entre os benefícios da utilização dos VANT’s  está o aumento da segurança das equipes, redução de custos, acessibilidade e ganho de agilidade. Em alguns casos, o uso dos drones nas inspeções em Redes de Transmissão  diminui de 50-75% do tempo estimado para a tarefa, isso porque outra grande vantagem de usar essa esta tecnologia está no fato de a transmissão dos dados e imagens ser de forma simultânea, permitindo assim que as equipes designadas ao reparto possam agir de prontidão.

Conheça as soluções que a AERO Engenharia para a inspeção e manutenção de redes de transmissão. Entre em contato com nossa equipe e solicite seu orçamento.