a
d

WE ARE BRUNN

bbbb

Let’s Work Together

Image Alt

Mapeamento e Topografia

O uso de VANTS na Indústria 4.0 tem se tornado cada vez mais comum

Expansão do uso de VANTS na Indústria 4.0

Com o surgimento de tecnologias mais modernas, é notório o uso de VANTS na Indústria 4.0, tornando os processos de produção cada vez mais precisos, seguros e práticos. Não é novidade que os drones, como são popularmente chamados os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), tem uma grande diversidade de usos para fins corporativos e seu uso dentro da Indústria 4.0 tem sido tema de discussão.

De onde vem o termo Indústria 4.0?

Se você ainda está perdido com essa terminologia, a Indústria 4.0 diz a respeito do uso de recursos de tecnologia de ponta que são combinados para aumentar a eficiência dos processos produtivos, aumentando a competitividade e propondo uma revolução na cadeia produtiva. O termo começou a ser usado em 2011 em Hannover, na Alemanha, como uma analogia à um 4ª revolução industrial, no qual a tecnologia de automação assume protagonismo. 

Naturalmente, falar de tecnologia pode ser um conceito bastante amplo. No caso da Indústria 4.0 os avanços tecnológicos são pautados em três conceitos: A Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), Computação de Nuvem (Cloud Computing) e Aprendizado da Máquina (Machine Learning). Cada uma desses pilares, diz a respeito de avanços tecnológicos substanciais para uma produção cada vez mais automatizada, buscando sempre integração dos processos e resultados otimizados.

Como são usados os VANTS na Indústria 4.0

Para além dos drones de fins recreativos ou para captação de imagens para indústria audiovisual, os VANts industriais têm ganhado espaço dentro da indústria 4.0, se tornando importantes colaboradores na busca por métodos que tornem a produtividade mais efetiva com processos menos complexos e cada vez mais seguros.

Feitos com materiais como magnésio, fibra de carbono e ligas de titânio, são equipamentos bem robustos, muito potentes e que trazem resultados bem apurados. Os VANTs na Indústria 4.0 assumem um papel chave devido a sua versatilidade: podem ser utilizados no agronegócio, indústria de energia e construção civil, apenas para citarmos alguns exemplos.

Vantagens e Resultados 

A primeira demanda das empresas com para a utilização de VANTS na Indústria 4.0 é geralmente para inspeções. Os drones permitem a observação dos maquinários e estruturas que estão posicionadas em locais de difícil acesso sem que seja necessário interromper as atividades produtivas ou expor funcionários a risco de segurança.

Com o mercado dos drones se expandindo e a demanda do mercado industrial, os avanços nos equipamentos têm sido constantes e será ainda mais comum o uso de VANTs para utilização de tarefas que acoplem algum dos pilares da Indústria 4.0.

 

Conheça a AERO Engenharia e saiba como podemos ajudar na modernização do seu negócio com nossas soluções ágeis e seguras. Solicite seu orçamento diretamente com nossa equipe clicando aqui.

Open chat