a
d

WE ARE BRUNN

bbbb

Let’s Work Together

Image Alt
Serviço

Mineração

DRONES NA MINERAÇÃO

Quais são as vantagens da utilização de drones na mineração?

A mineração é uma das indústrias que ainda apresenta um grande potencial a ser explorado quanto ao uso de drones em suas operações. A utilização dos veículos aéreos não tripulados diminui o custo das operações, RAPIDEZ além de tornar o trabalho mais rápido e seguro.

Os benefícios são grandes e a tecnologia tem sido implementada em várias frentes de trabalho, desde o mapeamento até a gestão das operações. A tecnologia possibilita o fornecimento de dados precisos para que sejam calculados os recursos disponíveis ou para que sejam feitas análises do solo.

Os drones também podem ser utilizados para a detecção precoce de irregularidades e ameaças. Eles também substituem a mão-de-obra humana em trabalhos de alto risco como serviços de inspeção, mapeamento e monitoramento de minas. Ao criar um modelo digital de uma mina, a mineradora pode mapear problemas em sua estrutura. Como deslizamentos de terra ou erosões, melhorando a segurança e diminuindo custos de controle do processo.

Volumetria com drones e VANT’s

Os cálculos volumétricos fornecidos pelos drones na mineração auxiliam na medição de pilhas de estoques de minérios, no cálculos do índice de aproveitamento do volume a através deles é possível para fazer projeções futuras. Através deles é possível coletar informações não disponíveis pelos métodos convencionais, além de reduzir o tempo de medição e os riscos operacionais.

A inspeção de barragens e áreas de preservação feita com drones, é mais rápida e precisa, permitindo a coleta dados não perceptíveis nas inspeções visuais. Através dos dados obtidos é feita uma documentação integral do estado de conservação da barragem e a criação de modelos tridimensionais da estrutura real em ambiente computacional.

A inspeção de plantas industriais é feita através de mapeamento automatizado, onde todos os ângulos e acessos das plantas são identificados, reduzindo possibilidades de erros. A projeção captada é disponibilidada em mosaicos georreferenciados para a realização de análises mais criteriosas.

A inspeção em superfícies de longa extensão como minerodutos e rejeitodutos é realizada através de imagens aéreas de alta definição e sensores térmicos. Podem ser identificados Interferência entre obras e instalações, danos provocados por terceiros, má execução de instalação e/ou manutenção, corrosão externa, obstrução de ventosas entre outros problemas.

A inspeção em áreas confinadas permite acesso seguro a ambientes complexos dentro de fábricas. Caldeiras, tanques, recipientes sob pressão, túneis, tanques industriais são ambientes onde os drones entram com rapidez e segurança. Além das inspeções de rotina, são realizadas inspeções térmicas e diagnóstico em casos de danos.

A Aero Engenharia possui uma larga experiência na geração de modelos digitais de terreno georreferenciados, proporcionando aos seus clientes um amplo mix de possibilidades, seja na geração de ortofotos ou MDT (Modelo Digital de Terreno).

OTIMIZAÇÃO DE RESULTADOS

Qual é o passo a passo para a utilização de drones na engenharia de mineração?

Entenda, na prática, como os drones funcionam para auxiliar a engenharia de mineração.

1

Enquanto o VANT (veículo aéreo não tripulado) está no ar, as câmeras fazem a captação das imagens sequenciais em alta resolução da área mapeada, ciência conhecida como aerofotogrametria*.

2

Após o sobrevoo, é feito o download das fotografias e todo o material é processado em um software específico para processamento de imagens aéreas.

3

A partir deste momento, inicia-se a geração dos ortomosaicos, que incluindo os dados coletados em solo por equipamentos geodésicos, passam a ser georreferênciados.

4

Assim sendo, torna-se possível realizar inspeções, detectar anomalias e irregularidades, medir volumes, gerar banco de imagens e inclusive realizar ações menos técnicas, mas de grande importância, como identificar o posicionamento de máquinas.

DRONES NA MINERAÇÃO

Quais as maiores vantagens do uso do drone na mineração?

MAIOR AGILIDADE

Otimização de até 70% do tempo

01

Com ganhos estimados em até 70% de tempo entre coleta de dados e elaboração de produtos finais, esta nova tecnologia vem despontando como uma alternativa eficiente no processo de geração de informações para gerenciamento e tomada de decisão.

MAIOR SEGURANÇA

Operação e inspeção remota

02

Com a possibilidade de operação de forma remota e sem a necessidade de exposição humana diretamente na área de interesse, a realização do processo de mapeamento aéreo com drones proporciona maior segurança na realização de atividades ou em processo de inspeção de ativos.

MENOR CUSTO

Redução de custos operacionais

03

Com significativos ganhos em segurança, agilidade e qualidade de informação, é possível alcançar considerável redução de custos, se comparado aos atuais modelos de obtenção de dados e informações tridimensionais.

REFERÊNCIA EM INOVAÇÃO

A TECNOLOGIA A FAVOR DO SETOR DE MINERAÇÃO

Os drones são capazes de executar funções que contribuem para a melhoria constante de diversos indicadores no setor de mineração, e a aplicação destes novos métodos pode trazer grandes benefícios à atividade. A Aero é uma empresa especializada em soluções inovadoras por meio do uso de VANT’s (Veículos Aéreos Não Tripulados). A constante busca por novas tecnologias nos permite desenvolver projetos customizados, visando sempre agilidade nos processos, segurança nas operações de rotina e redução de custos operacionais.

EXPERTISE E EFICÁCIA

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO E MAPEAMENTO

Além da possibilidade de mapeamento de grandes áreas em um curto espaço de tempo, o processo de levantamento topográfico realizado com VANTs possui o mesmo grau de confiabilidade técnica. Contudo, proporciona melhor embasamento através de imagens que trazem a área real de análise para o ambiente computacional, facilitando o gerenciamento da planta.

-

Conte com uma das maiores empresas do segmento em nível nacional.

A Aero Engenharia possui ampla experiência na geração de modelos digitais de terreno e bases cartográficas georreferenciadas. Especialista em geração de ORTOFOTO, MDS (Modelo Digital de Superfície) ou MDT (Modelo Digital de Terreno), a produção diária com a Aero promove uma produção excepcional, dinamizando atividades. O uso do VANT é capaz de dar suporte em todos os processos da engenharia, com muita precisão, agilidade e segurança. A Aero Engenharia acompanha todo o gerenciamento do seu projeto. Desde o mapeamento da área, passando pelo acompanhamento temporal de rotina, gerenciamento de projeto; até a conclusão, com emissão de relatórios detalhados e visualização do projeto de forma global.

AEROCLOUD

Medições técnicas de forma remota

Conheça a AEROCloud, ferramenta exclusiva da Aero Engenharia.

Agora você pode fazer tudo de forma remota:

  • Sobreposição do Projeto e suas atualizações, para gestão de cronograma e acompanhamento técnico.
  • Análises Lineares de Distâncias e Perímetros, com a possibilidade de comparação entre o projetado para a obra e cenário real.

Cálculo Volumétrico com validade técnica, possível pelos dados obtidos pela tecnologia BIM [HYPERLINK para aba sobre Tecnologia BIM] e que são coletados a partir das técnicas de aerofotogrametria.