a
d

WE ARE BRUNN

bbbb

Let’s Work Together

Image Alt

Mapeamento e Topografia

Mapeamento

Modelos de levantamento topográfico

O objetivo central do levantamento topográfico é mapear a superfície de um terreno através da medição e representação em um planta ou carta com todas as suas características. Para isso, é necessária a realização de um conjunto de processos e operações para o entendimento das características da área.

Dependendo do motivo do levantamento, diferentes informações e dados devem ser levados em consideração. Dessa forma, diferentes metodologias dessa tecnologia podem ser utilizadas para, por exemplo, descobrir as medidas horizontais do espaço e as alturas do seu relevo.

Atualmente, existem três tipos de levantamento topográfico: planimétrico, altimétrico e planialtimétrico. O primeiro refere-se ao lado horizontal do plano, enquanto o segundo observa o lado vertical. Já o terceiro, por sua vez, atua como a união dos dois métodos e permite um mapeamento mais completo e específico do local estudado.

Veja mais detalhes:

  1. Levantamento Planimétrico

    Também conhecido como Planimetria, é responsável, principalmente, por determinar os limites de um terreno e pode ser caracterizado por projeções horizontais.

     

  2. Levantamento Altimétrico

    A Altimetria registra o grau de declividade do terreno e determina as curvas de nível do local. Com isso, a representação do relevo da área é obtida, proporcionando informações mais específicas do local.

     

  3. Levantamento Planialtimétrico

    O terceiro método topográfico gera um mapeamento completo através das duas formas de medição e é extremamente necessário em áreas maiores para economizar tempo, dinheiro e evitar erros.

     

    Conheça mais sobre o uso de drones na topografia e outros assuntos em nosso blog.

Open chat