a
d

WE ARE BRUNN

bbbb

Let’s Work Together

Image Alt
Serviço

Topografia

TOPOGRAFIA COM DRONES

A contribuição da tecnologia para projetos de engenharia.

Não restam dúvidas sobre a contribuição da tecnologia para a engenharia. Isso vale tanto para a engenharia civil como para todas as áreas que podem se beneficiar de métodos inovadores e certificados para obter resultados mais eficientes em seus projetos.

A otimização do tempo e a precisão técnica oferecidas por softwares e equipamentos tem feito com que engenharia e tecnologia caminhem cada vez mais juntas.

VANTAGENS DO AEROLEVANTAMENTO

Quais as vantagens da topografia com drones?

O levantamento topográfico realizado com drones possibilita o mapeamento de grandes áreas em curto espaço de tempo.
Quando comparado com a topografia tradicional, o processo feito pelos drones, o chamado Aerolevantamento, possui alto nível de confiabilidade técnica. Esses equipamentos contam com softwares com tecnologia de ponta capazes de processar dados técnicos específicos.
Outro diferencial importante está na alta qualidade das imagens aéreas, que permitem melhor visualização da área de estudo, ajudando assim na tomada de decisões.
As bases cartográficas são usadas para analisar a área de estudo real dentro de forma digital, o que facilita o gerenciamento de cada projeto.

METODOLOGIAS

Quais são as metodologias para levantamento topográfico?

Existem diferentes métodos e tipos de Levantamento Topográfico. Com a constante evolução tecnológica, novos recursos e ferramentas têm ganhado espaço no mercado, trazendo melhorias importantes como menor tempo de resposta dos equipamentos, redução de custos e qualidade técnica das informações coletadas. 

Conheça aqui as principais metodologias:

Estação total

Ao adotar essa metodologia, temos um Equipamento posicionado em um local livre de obstáculos realizando medições topográficas. As medidas são feitas pela emissão de um feixe de laser que reflete em um prima e retorna ao equipamento.

O computador interno calcula os ângulos e distâncias conforme o tempo de resposta e o ângulo de rotação da luneta contida no equipamento estacionado. Esses dados são armazenados na memória interna como pontos. Por fim, os dados são baixados para um computador, onde é feito o desenho digital do terreno ou construção.

GNSS RTK

O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é considerado um dos meios mais eficazes de se realizar essa análise, sondando e demarcando o solo de forma bem precisa. 

O GPS fica posicionado em local estável, que faz a medição  e demarca as áreas desejadas. O receptor será movido para o ponto seguinte e assim por diante. As medições serão então integradas a outras localizações previamente calculadas pelo próprio GPS, e esses dados serão incluídos no cadastro para análise.

A técnica RTK (Real-Time Kinematic) é usada para potencializar a precisão dos dados de posicionamento e navegação recebidos através dos satélites GNSS (Global Navigation Satellite System).

Drones / VANT

Os Drones ou Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) são pequenas máquinas voadoras que fazem o mapeamento de qualquer área ou objeto em poucas horas ou até mesmo, em minutos! 

Por se tratarem de equipamentos móveis, e portanto, não estacionados em um única posição, tornam-se relevantes para a medição de grandes áreas, trazendo redução de custos no levantamento topográfico de projetos de grande porte.

IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA

A importância de um Levantamento Topográfico bem executado.

O levantamento topográfico consiste em uma série de medidas, informações e análises, compreendidas no campo da agrimensura, de determinada área que vão dar um panorama da situação do terreno.
Com um levantamento topográfico bem feito, é possível localizar e avaliar todas as características do solo e assim, diminuir a chance de que algo saia errado. Além disso, quando a análise topográfica é feita de forma cuidadosa, são eliminados custos adicionais ao empreendimento. Por exemplo, uma irregularidade no terreno verificada em uma fase mais avançada do projeto, precisará ser corrigida, gerando novos gastos, demandando mais tempo, mão de obra e materiais.

-

Conte com uma das maiores empresas do segmento em nível nacional.

A Aero Engenharia possui ampla experiência na geração de modelos digitais de terreno e bases cartográficas georreferenciadas. Especialista em geração de ORTOFOTO, MDS (Modelo Digital de Superfície) ou MDT (Modelo Digital de Terreno), a produção diária com a Aero promove uma produção excepcional, dinamizando atividades. O uso do VANT é capaz de dar suporte em todos os processos da engenharia, com muita precisão, agilidade e segurança. A Aero Engenharia acompanha todo o gerenciamento do seu projeto. Desde o mapeamento da área, passando pelo acompanhamento temporal de rotina, gerenciamento de projeto; até a conclusão, com emissão de relatórios detalhados e visualização do projeto de forma global.

RIGOR TÉCNICO

Experiência e Capacitação Técnica

01

A AERO possui ampla experiência na geração de modelos digitais de terreno e bases cartográficas georreferenciadas. São diversas as possibilidades através da geração de ORTOFOTO, MDS (Modelo Digital de Superfície) ou MDT (Modelo Digital de Terreno). O mapeamento com drones deixa as atividades mais dinâmicas, possibilitando mapeamentos regulares e constantes.

TOMADA DE DECISÕES

Facilitadores impactantes a cada projeto

02

O uso dos VANTs leva o canteiro de obras para o ambiente digital, o que possibilita o suporte em todos os processos da engenharia. Desde o mapeamento da área, passando pelo acompanhamento temporal de rotina - com avaliação e gerenciamento de cada etapa do projeto - até a conclusão, com a emissão de relatórios detalhados e visualização do projeto de forma global.

GANHOS E CONVENIÊNCIAS

Redução de custos para o projeto

03

Um ponto a se destacar é a sensível redução de custos nos processos de mapeamento aerofotogramétrico, que até a inserção dos drones no mercado se faziam por meios extremamente complexos e caros, como os tradicionais voos tripulados em aviões de uso exclusivo para fotogrametria.