a
d

WE ARE BRUNN

bbbb

Let’s Work Together

Image Alt

Mapeamento e Topografia

Cresce o uso de VANTs no Agronegócio Brasileiro

VANTs no Agronegócio Brasileiro: Um Mercado em Expansão

O avanço da tecnologia drone tem possibilitado o crescimento do uso de VANTs no Agronegócio Brasileiro. Com dispositivos mais robustos e devidamente equipados, os drones são utilizados na indústria agrícola para fazer o monitoramento das lavouras, semeadura, controle da produtividade, além de outros processos. 

O agronegócio é um  dos setores que muito tem se beneficiado do desenvolvimento de novas tecnologias. Integrar recursos tecnológicos, como os Drones ou Veículos Aéreos Não Tripulados – VANTs – para a execução de tarefas corriqueiras do cultivo e colheita tem apresentando ganhos significativos para os produtores. Saiba mais.

 

O Agronegócio como parte da Indústria 4.0

Você já deve ter ouvido falar desse termo alguma vez. De maneira bem objetiva, a Indústria 4.0 diz a respeito das inovações tecnológicas dentro do setor industrial que visam processos de automação que possibilitam o ganho de agilidade, produtividade e qualidade. Pautada na Internet das Coisas, Computação de Nuvem e Aprendizado de Máquina, esse novo momento da indústria tem implicações nos mais diversos setores da economia.

É de interesse do produtor que sua área cultivada seja cada vez mais rentável e sua produção mais inteligente. Os recursos tecnológicos que hoje são empregados na indústria agrícola possibilitam maior assertividade na irrigação e plantio, distribuição de insumos, controle de pragas, e até mesmo na manutenção da colheita, armazenamento e preparo para revenda e distribuição.

 

O que representa o uso de VANTs no Agronegócio Brasileiro

Em 2017, o agronegócio movimentou US$96 bilhões apenas em exportações, um indicador bastante expressivo e que confirma o setor como um dos principais componentes na economia brasileira. Sendo assim, o emprego de tecnologias no campo é uma decisão estratégica que contribui para a produtividade da área cultivada, tornando o negócio mais inteligente.

A Empraba (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) ao longo dos anos tem desenvolvido ações com VANTs no Agronegócio Brasileiro. São várias as maneiras com que um drone pode contribuir para maior eficácia da lavoura: a simples coleta e processamento de dados já fornece aos produtores um prognóstico que possibilita a tomada de decisões estratégicas com um bom embasamento. 

Uma das ações adotadas pela instituição, por exemplo, consiste no uso de uma câmera com sensor térmico para a captação de imagens térmicas das plantações. As imagens são apresentadas em variação cromática e apresentam diferenças térmicas e, a partir delas, é possível ter compreensão da temperatura da copa das plantas. Com essa informação, os pesquisadores identificam quais delas são mais resistentes aos diferentes estímulos, condições de estresse, ou qualquer outra variável.

Outra importante aplicação dos VANTs dentro da indústria agrícola no Brasil está na detecção de falhas de linhas de plantio. A utilização dos drones facilita esse processo ao apresentar imagens captadas de forma área e assim, ter visão global de plantação que estamos monitorando, Esse tipo de análise possibilita aos pesquisadores mensurar a qualidade da área cultivada e avaliar a necessidade de replantio. 

 

A AERO Engenharia tem contribuído com soluções inteligentes para o avanço do uso de VANTs no Agronegócio Brasileiro. Nossas soluções baseiam-se na obtenção de dados que precisam ser levantados para uma análise precisa e assim, trazer inteligência para a tomada de decisões. Prezamos em atender os projetos com a tecnologia de ponta, trazendo segurança e agilidade para o seu negócio. Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento.

Open chat